Preciso consultar um médico antes de iniciar minha atividade física?

 

Se você tiver um problema médico que possa ser agravado pela atividade física, consulte um médico antes de iniciar um programa de exercicios. Em particular, você deve consultar o seu médico antes de começar, se você tem:

 

  • Doença cardíaca ou acidente vascular cerebral

  • Dor no peito, especialmente se for causada por exercício

  • Tontura ou desmaio

  • Falta de ar durante os esforços

  • Está pretendendo iniciar um programa de atividade física vigorosa

  • Algum problema de coluna ou articulação que ache que possa ser agravado por atividade física

Os benefícios da atividade física

 

Atividade física regular é uma das coisas mais importantes que

você pode fazer por sua saúde. Ela pode ajudar a:

 

  1. Controlar o seu peso

  2. Reduzir o risco de doença cardíaca e cerebral

  3. Reduzir o risco de diabetes e síndrome metabólica

  4. Reduzir o risco de alguns tipos de câncer

  5. Fortalecer seus ossos e músculos

  6. Melhorar a sua saúde psicológica e humor

  7. Melhorar a seu equilibrio e evitar quedas

  8. Prolongar sua vida com qualidade

 

Se você está inseguro para iniciar seus exercícios físicos, a boa notícia é que atividade aeróbica, mesmo de intensidade leve ou moderada, como caminhada rápida, é segura e eficaz para a maioria das pessoas.

 

Comece devagar. Problemas como um infarto, são raros durante a atividade física. Mas o risco aumenta quando, você faz atividades mais intensas do que o habitual sem estar preparado.

 

Se você tem algum problema de saúde, diabetes ou doença cardíaca, converse com seu médico para saber quais as recomendações para seu caso. O importante é que você evite ser sedentário. 

 

Os benefícios da atividade física superam, de longe, os riscos de se machucar ou sofrer um problema maior.

Controlar o seu peso

 

Quer alcançar ou manter um peso saudável? Tanto a dieta como a atividade física desempenham um papel importante no controle seu peso. Você ganha peso quando queima menos calorias do que ingere. 

 

Para manter o seu peso, tente fazer pelo menos 20 minutos por dia de atividade aeróbia de moderada intensidade. Para perder peso você vai precisar de uma quantidade de atividade física maior, a menos que você também ajuste sua dieta e reduza a quantidade de calorias que você está ingerindo.

 

Reduzir o risco de doença cardíaca

 

Doença cardíaca e AVC (conhecido como derrame) são duas das principais causas de morte no Brasil e no mundo. O sedentarismo é um importante fator de risco para estes problemas. Você pode reduzir esse risco com atividade física. A atividade física regular também tem efeito comprovado de reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol.

 

Mesmo se você já tem problemas no coração, como infarto, um programa de atividade física mais leve, sob orientação do seu cardiologista, pode melhorar a saúde de seu coração e sua capacidade de fazer atividades do seu dia a dia. Você pode, por exemplo, ter uma chance menor de ter um novo infarto se estiver envolvido em um programa de reabilitação física, combinado com uma dieta saudável.

 

Reduzir o risco de diabetes e síndrome metabólica

 

A atividade física regular ajuda a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 (o tipo mais comum) e síndrome metabólica. A síndrome metabólica é uma condição na qual se tem uma combinação de muita gordura ao redor da cintura, pressão alta, "bom" colesterol (HDL) baixo, triglicérides elevados, e tendência a açúcar elevado.

 

Se você já é diabético, a atividade física vai ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e a quantidade de medicamentos que você precisaria.

 

Reduzir o risco de alguns tipos de câncer

 

Se exercitar pode reduzir o risco de alguns tipos de câncer, como intestino e mama.

 

Algumas pesquisas mais atuais sugerem que vários outros tipo de câncer surgem com menor frequência em que se exercita do que nos indivíduos sedentários.

 

Fortalecer seus ossos e músculos

 

A medida em que você envelhece, se torna predisposto a perder massa óssea e muscular, além de ter problemas articulares. O exercício físico de intensidade moderada, ajuda a prevenir o surgimento de osteoporose. Isso leva a uma menor chance de  fratura do quadril ou do colo do fêmur. Além disso a atividade física melhora o equilíbrio, ajudando a reduzir o risco de queda.

 

O ganho de massa muscular também ajuda a manter sua capacidade realizar esforços do dia a dia, e melhorar sua qualidade de vida, não importa a sua idade.

 

A atividade física regular ajuda quem tem artrite e outros problemas nas articulações, podendo ajudar a controlar as dores crônicas.

 

Melhorar a sua saúde mental e humor

 

Se exercitar tem efeitos comprovados sobre sua saúde mental. Algumas pesquisas demonstraram inclusive capacidade de prevenir e melhorar os sintomas de depressão. A atividade física regular pode ajudar a manter o seu raciocínio, aprendizado e habilidades afiadas a medida que você envelhece. Ela também pode ajudá-lo a dormir melhor, facilitando a vida de que sofre com insônia, mesmo com exercícios leves.

 

Aumente sua expectativa de vida

 

Pesquisas mostram que a atividade física pode reduzir o risco de morte prematura por doenças como infarto, derrame e alguns tipos de câncer.

 

Pessoas que se exercitam por cerca de 7 horas por semana (uma hora por dia) têm um risco 40% menor de morrer precocemente do que os sedentários.

 

Você não precisa fazer grandes quantidades de exercício ou atividade muito vigorosa para reduzir a mortalidade. Fazendo pelo menos 150 minutos por semana (20 minutos por dia) de atividade aeróbica de intensidade moderada já pode promover este benefício.

Dicas para aumentar seus níveis de atividade física

 

  • Se você não está acostumado à atividade física, o melhor é começar gradualmente. Comece com 10 minutos e aos poucos aumente até 30 minutos. A caminhada rápida é uma ótima atividade para começar.

  • Tente manter a atividade física na sua lista de prioridades. Se um tipo de atividade se torna chato, tente alternar para outro tipo. A atividade física tem que ser algo que você goste ou então não vai ser mantida por muito tempo.

  • Use as atividades cotidianas, como parte de seu programa de atividade física. Considere uma rápida caminhada para o trabalho em vez de usar um carro ou ônibus; tomar as escadas no centro do escritório ou de compras e não o elevador, etc

  • Lembre-se de incluir alguns exercícios de fortalecimento muscular.

© 2014 por Reinel Clínica Médica

Av. Aziz Marrom, 1117 - Jardim Vitoria

Centro Médico Odontológico Artumiro Fontes

Sala 702 

Itabuna / BA

Para marcar uma consulta ligue (73) 3214-2245​