M.A.P.A de 24 horas

 

Registra a pressão arterial a intervalos determinados durante 24 horas. Valoroso na identificação das oscilações da pressão arterial conforme as diversas influências a qual uma pessoa é submetida no seu dia-a-dia. Auxilia na avaliação da eficiência dos medicamentos para hipertensão e na correlação com os sintomas do paciente. Importante ainda para avaliar o comportamento da pressão arterial no sono (reconhecido fator de risco cardiovascular).

 

 

Preparo

Como é feito ?

O paciente, no dia e hora marcados previamente, comparece à clínica onde será colocado um manguito no seu braço (idêntico ao dos aparelhos de pressão usados em consultório), conectado ao aparelho eletrônico que armazena os resultados das medições. Esse aparelho fica preso na cintura do paciente e é de tamanho e peso confortáveis. O paciente receberá orientações adequadas sobre como proceder a cada medida da pressão. Após 24 horas, retornará à clínica para retirada do aparelho. Durante o exame, ele deverá preencher um relatório detalhando as suas atividades, inclusive para informar o período de repouso e vigília. Os dados da memória do aparelho serão analisados pelo médico cardiologista, com auxílio de um programa de computador.

Preparo prévio:

- tomar banho antes da instalação do aparelho, pois ficará impossibilitado de tomar banho durante as 24 horas de execução do teste.

- elaboração do diário de atividades.

- relação dos medicamentos, especialmente os de controle da pressão, com as doses e horários de tomada.

- verificar com o médico assistente se o exame deverá ser feito na vigência do uso dos medicamento para a pressão.

- comparecer usando camisa ou blusa de manga curta e folgada. Uso de cinto, que ajudará a fixar o aparelho na cintura.

Durante o exame:

- Nunca desligar o aparelho ou retirar o manguito do braço, pois prejudicará a analise das médias pressórias.

- A entrega do aparelho deverá ser 1 hora antes de completar 24 hs de exame

- O dispositivo deverá ser retirado da cintura durante a noite , sendo colocado sob o travesseiro ou em uma cômoda

- No momento do funcionamento do aparelho o paciente deverá manter o braço em que está colocado o manguito , extendido ao lado do corpo , até que o mesmo seja totalmente desinsuflado

© 2014 por Reinel Clínica Médica

Av. Aziz Marrom, 1117 - Jardim Vitoria

Centro Médico Odontológico Artumiro Fontes

Sala 702 

Itabuna / BA

Para marcar uma consulta ligue (73) 3214-2245​