Ecocardiograma de estresse com esforço

 

Este exame combina as propriedades do teste de esforço com a obtenção simultânea de imagens ecocardiográficas. Isso aumenta substancialmente sua acurácia diagnóstica permitindo confirmar alterações no teste convencional ou afastar a suspeita. Deve ser usado em preferência ao teste convencional nos pacientes com alterações no eletrocardiograma, naqueles com grande suspeita de doença das coronárias ou doença confirmada, e naqueles com passado de testes convencionais falso positivos ou falso negativos.

Tem desempenho comparável a cintilografia miocárdica.

 

 

Preparo

Não fazer jejum: faça uma alimentação leve em torno de 1 a 2 horas antes da realização do teste e, se for o caso, abstenha-se de fumar 30 a 60 minutos antes.

- Utilizar roupas leves e calçado confortável (tênis).

É necessária exposição do tórax para este exame. Para as mulheres é usada uma espécie de "bata" com abertura lateral, para comodidade. Portanto devem-se evitar os vestidos de única peça, que não possam ser abaixados até altura da cintura.

- Não usar nenhum tipo de creme, perfume, pomada ou talco.

- Se estiver usando alguma medicação, pedir orientação para o seu médico, no sentido de se deverá ou não suspender os remédios e a forma da retirada.

NUNCA SUSPENDER QUALQUER MEDICAÇÂO SEM ORIENTAÇÃO DO SEU MÉDICO

- Em homens, em alguns casos, pode ser necessária depilação do tórax no local de aplicação dos eletrodos adesivos.

- A fase de esforço dura aproximadamente 10 minutos.

© 2014 por Reinel Clínica Médica

Av. Aziz Marrom, 1117 - Jardim Vitoria

Centro Médico Odontológico Artumiro Fontes

Sala 702 

Itabuna / BA

Para marcar uma consulta ligue (73) 3214-2245​