apikal4d_0.gif

Ecocardiograma 3D

 O ecocardiograma tridimensional representa importante avanço na investigação diagnóstica das doenças cardíacas. O método permite a análise estrutural cardíaca em três dimensões, propiciando informações morfológicas e funcionais diferenciadas, facilitando a comunicação entre o cardiologista clínico e o cirurgião cardíaco. Pode ser especialmente útil na análise anatômica em patologias cardíacas congênitas e adquiridas, mensuração dos volumes ventriculares, na análise da correção cirúrgica das patologias cardíacas congênitas e adquiridas, na indicação e seguimento da terapia de ressincronização cardíaca e na análise da estrutura e dos mecanismos de disfunção das válvulas cardíacas.

.

 

Preparo

Para este exame não é necessário preparo específico.

É necessária exposição do tórax para este exame. Para as mulheres é usada uma espécie de "bata" com abertura lateral, para comodidade. Portanto devem-se evitar os vestidos de única peça, que não possam ser abaixados até altura da cintura.

O ecocardigrama utiliza os princípios da ultrassonografia. Um transdutor emite pulsos ultrassônicos e capta os ecos provenientes dos órgãos estudados. Não envolve exposição a qualquer tipo de radiação e não possuem contra-indicações ou efeitos colaterais apreciáveis.