Ecocardiograma com Strain

 

O strain miocárdico representa numa nova modalidade ecocardiográfica para estudo da mecânica cardíaca, através do rastreamento de marcas acústicas (speckles) através do ciclo cardíaco. Essa tecnologia revelou ser capaz de demonstrar alterações sutis da função cardíaca, antes mesmo de serem detectáveis pelo ecocardiograma convencional, permitindo o tratamento precoce. Tem sua utilidade demonstrada em vários cenários clínicos como no monitoramento de efeitos tóxicos de quimioterapia, doença hipertensiva do coração, doenças das válvulas cardíacas e etc.

 

Preparo

Para este exame não é necessário preparo específico.

É necessária exposição do tórax para este exame. Para as mulheres é usada uma espécie de "bata" com abertura lateral, para comodidade. Portanto devem-se evitar os vestidos de única peça, que não possam ser abaixados até altura da cintura.

O ecocardigrama utiliza os princípios da ultrassonografia. Um transdutor emite pulsos ultrassônicos e capta os ecos provenientes dos órgãos estudados. Não envolve exposição a qualquer tipo de radiação e não possuem contra-indicações ou efeitos colaterais apreciáveis.

© 2014 por Reinel Clínica Médica

Av. Aziz Marrom, 1117 - Jardim Vitoria

Centro Médico Odontológico Artumiro Fontes

Sala 702 

Itabuna / BA

Para marcar uma consulta ligue (73) 3214-2245​