cardiologista em itabuna

Teste de Esforço

Também chamado de teste ergométrico. Ferramenta valiosa na investigação de dores no peito e para pesquisa de doença coronariana em pacientes assintomáticos mas com fatores de risco, por ser capaz de identificar insuficiência do suprimento sanguíneo para o coração induzido por esforço. É usado também para avaliação e seguimento de arritmias cardíacas e determinados casos de doenças das válvulas, além de fornecer dados importantes para avaliação de risco cardiovascular no pré-operatório e em atletas ou pessoas interessadas em ingresar em atividades esportivas.

Preparo

Não fazer jejum: faça uma alimentação leve em torno de 1 a 2 horas antes da realização do teste e, se for o caso, abstenha-se de fumar 30 a 60 minutos antes.

- Utilizar roupas leves e calçado confortável (tênis).

- para os homens trazer um calção, para as mulheres usar bermuda e sutiã ou top.

- Não usar nenhum tipo de creme, perfume, pomada ou talco.

- Se estiver usando alguma medicação, pedir orientação para o seu médico, no sentido de se deverá ou não suspender os remédios e a forma da retirada.

NUNCA SUSPENDER QUALQUER MEDICAÇÂO SEM ORIENTAÇÃO DO SEU MÉDICO

Exemplos de medicamentos (princípio ativo) que podem interferir no resultado deste exame:

Beta-Bloqueadores: Propranolol, Atenolol, Metoprolol, Carvedilol

Bloqueadores de Canal de Cálcio: Diltiazem, Verapamil

Digitálicos: Digoxina

Anti-arrítmicos: Amiodarona

- Em homens, em alguns casos, pode ser necessária depilação do tórax no local de aplicação dos eletrodos adesivos.

- A fase de esforço dura aproximadamente 10 minutos.

- O resultado é liberado imediatamente após o término do exame.

- Limite máximo de peso para realização do exame: 150 quilos.